domingo, 8 de agosto de 2010

Os ingredientes!

Os ingredientes da cerveja!



Para fazer uma cerveja são necesários apenas 4 ingredientes: água, malte, lúpulo e fermento.



A água é o principal componente da cerveja, sendo sua pureza essencial para qualidade do produto final.



O malte é normalmente a cevada malteada, mas podem também ser utilizados outros cereais malteados, como o trigo, muito usado nas cervejas do estilo Weizenbier, entre outros. Algumas receitas de cerveja utilizam cereais não malteados, como milho e arroz, mas estas adições não trazem benefícios à cerveja, apenas reduzem custos na produção e geram uma cerveja aguada e sem muita graça (a0 menos para quem conhece as cervejas de verdade!).



O lúpulo é uma flor com duas funções principais na composição da cerveja, conservar a bebida pronta e dar o amargor para balancear a cerveja, visto que o malte tem sabor doce em essência. Além disso o lúpulo contribui com ricos aromas e por isso ele é considerado o tempero da cerveja.



Finalmente, o fermento é o responsável pela transformação dos açucares, obtidos com o cozimento do malte, em álcool e dióxido de carbono. Ele também ajuda a dar o caráter final do sabor da bebida, pondendo apresentar aspectos florais, frutados ou minerais, de acordo com o tipo de fermento utilizado e o estilo de cerveja pretendido. Existem dois tipos principais de fermentos, o Lager, que fermenta a baixas temperaturas e o Ale, que fermenta a temperaturas mais altas.


Além destes 4 ingredientes principais, outras adições podem ser utilizadas em uma receita de cerveja, como açucares, frutas, ervas ou mel. A escola cervejeira belga é muito famosa pelas cervejas exóticas com ingredientes diferenciados. Mas mesmo sem fugir dos ingredientes básicos é possível criar uma infinidade de cervejas diferentes dentro dos estilos clássicos de cerveja (ver tabela periódica do primeiro post), isto porque existem diversos tipos diferentes de maltes, lúpulos e fermentos, que combinados formam infinitas deliciosas cervejas a serem provadas.

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário