quinta-feira, 27 de junho de 2013

i-ALTA IPA

                           i-ALTA IPA da garrafa            i-ALTA IPA do barril

Pra variar um pouco, desta vez resolvemos fazer uma India Pale Ale bem lupulada!
A grande diferença é que resolvemos dar crédito novamente ao dry hopping. Dry hopping é a técnica de adicionar lúpulo durante a fermentação ou maturação com o objetivo de dar aroma de lúpulo à cerveja. Andávamos um pouco receosos desta técnica após uma tentativa mal sucedida onde a leva inteira foi perdida por contaminação da cerveja. Adicionar o lúpulo durante a fervura é mais seguro, e é o que vinhamos fazendo desde então. Para compensar a ausência de dry hopping usamos cargas bem generosas de lúpulo no final da fervura, mas o resultado não é igual ao obtido adicionando o lúpulo na fermentação. Precisávamos testar novamente esta técnica tão utilizada pelas microcervejarias, especialmente neste estilo tão lupulado que é a IPA.
A receita ficou assim:

76% Malte Pilsen
12% Malte Vienna
8% Malte Munich 25EBC
4% Malte Cara Amber 70EBC

Mosturação @ 67C

Lupulagem:

Columbus @ 60min p/ 30 IBUs
Columbus @ 15min p/ 20 IBUs
Columbus @ 0min (2g/L)
Simcoe no Dry Hopping (3g/L)

Levedura US-05

OG: 1.064
FG: 1.014
ABV: 6,5%
IBU: 50

E a cerveja ficou excelente! Percebemos um caráter de lúpulo mais agressivo em relação as levas apenas com lúpulo no final da fervura. Isso pode ser devido ao dry hopping ou a carga de lúpulo a 60 minutos, que também não vinhamos usando. A próxima IPA deverá usar a lupulagem de amargor apenas no final e também o dry hopping para podermos comparar e definir a melhor técnica para nossas IPAs, mas antes disso sairá uma cerveja com 0 IBUs (zero de amargor)! Mas isso é assunto para um outro post!

2 comentários:

  1. Olá mestre IPA!
    hehehe
    Tchê, tu fez o dry-hopping na maturação ou na fermentação?
    Quantos dias antes de passar para o barril ou antes de maturar?
    Usou lúpulo em "pellets"?
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Colquei os pellets no fermentador primário mesmo depois da cerveja ter fermentado, mas antes de baixar a temperatura para maturar. Deixei uns 3 dias na temperatura de fermentação, reduzi para 1C e deixei mais uns 5 dias.

    ResponderExcluir