terça-feira, 17 de setembro de 2013

Oktoberfest, a cerveja



Se falarmos em Oktoberfest a primeira coisa que nos vem a cabeça é a tradicional festa. Mas Oktoberfest também se refere a um estilo de cerveja, obviamente, relacionado a festa bávara.
Antigamente, sem a tecnologia disponível, era inviável produzir cerveja de boa qualidade no verão. Os alemães aproveitavam o mês de março (final do inverno) para produzir uma grande quantidade de cerveja, que iria maturar em barris armazenados em adegas durante o verão inteiro, para serem consumidas em outubro. Neste momento a cerveja estava no seu auge, cristalina e com o sabor arredondado.
Estas cervejas eram chamadas de Marzen (de março) e quando produzidas em cidades vizinhas de Munique, especialmente para a Oktoberfest, eram chamdas de Oktoberfestbier.
Hoje a Oktoberfestbier é uma designação de origem e só pode se referir as cervejas produzidas ao redor de Munique, assim como o champagne na França. Outras cervejarias podem fazer o que chamamos de cerveja estilo Oktoberfest.
Este estilo se caracteriza por uma cerveja lager, mais maltada que a pilsner e menos lupulada. O teor alcóolico varia entre 5 e 6%, ela tem uma cor dourada intensa e um sabor levemente tostado dos maltes vienna e munich.


Para nossa festa Oktoberfest resolvemos brassar uma cerveja nesse estilo. Não fizemos ela em março, até porque nossas estações do ano são inversas as europeias  e além do mais hoje em dia já temos a refrigeração para dar uma forcinha.
Nossa cerveja Oktoberfest levou 3 maltes em iguais proporções: Pilsen, Vienna e Munich. Utilizamos o lúpulo alemão Hallertau Tradition e o fermento de baixa W34/70. Ela terá cerca de 5% abv, 25 IBUs e estará disponível na nossa Oktoberfest no dia 12 de outubro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário