sábado, 30 de novembro de 2013

Harmonização: Risotto Gaudério com IPA defumada!

O RISOTTO

Entendendo o processo clássico de fazer o risotto se torna muito fácil inventar outros sabores. Para exemplificar usarei a receita de um risotto gaudério para harmonizar com uma IPA defumada.
A seguir o passo a passo:

A primeira etapa, para ganhar tempo é preparar o caldo. Para o caldo desta receita vou usar apenas água, ossos de costela bovina e sal. Adapte o caldo para o sabor do risotto.
Usar um caldo pronto é uma excelente opção se você é um preguiçoso, porque o sabor nem se compara!


Ingredientes: Para a base do risotto é preciso, além do caldo, o arroz especial, azeite, manteiga, cebola picada, queijo parmezão ralado, sal, pimenta e cerveja.


Para o sabor usarei pimentões picados, costela bovina picada, bacon e cebolinha picada.
Enquanto o caldo cozinha é possível deixar todos os ingredientes picados e a postos para o preparo do risotto. Os pimentões, a carne e o bacon devem ser refogados previamente para serem adicionados apenas no final do preparo. Outras receitas, com ingredientes mais delicados podem ser adicionados crus no arroz para cozinharem conjuntamente.



Agora que está tudo organizado e o caldo pronto, vamos iniciar o preparo.

Soffritto: A primeira etapa é refogar a cebola em azeite e manteiga até dourar bem.



Tostatura: Então entra o arroz especial. Existem diversos possíveis, como arbóreo e carnaroli, por exemplo. Deixar o arroz refogar um pouco com a cebola, temperar com sal e então adicionar um copo de cerveja. O tradicional é vinho branco, mas qualquer bebida pode ser utilizada, inclusive destilados. Para esta receita estou usando uma IPA defumada que vai harmonizar com o prato também.


Stock: Agora se adiciona o caldo aos poucos, concha por concha para que o arroz vá cozinhando. Entre uma concha e outra deve-se mexer cuidadosamente. Esta etapa deve levar cerca de 20 minutos, mas o ideal é ir provando o arroz.

Sapore: Quando o arroz estiver cozido entra o sabor, neste caso o refogado de carne, bacon e pimentões.


E também a cebolinha e uma pimenta calabresa.


Mantecatura: Para finalizar o método tradicional indica acrescentar manteiga e queijo parmesão ralado, misturar bem para dar uma textura cremosa no risotto. Eu tenho deixado a manteiga de fora, para colocar um fio de azeite de oliva no prato. Perco um pouco da cremosidade, mas o sabor é incrível, sem exagerar na gordura.


A CERVEJA

Uma ótima sugestão para harmonizar com este prato é uma India Pale Ale defumada. O amargor ajuda a quebrar a gordura da costela e o toque defumado casa com o bacon.

Para fazer uma IPA defumada basta pegar sua melhor receita de American IPA e adicionar 5% de malte whisky (defumado intenso). Se você não tem uma boa receita de IPA, ou pior, não sabe fazer sua própria cerveja, acho que esse link pode ajudar!





Bom apetite!


Um comentário: