domingo, 14 de novembro de 2010

Harmonização

Nada melhor para quem gosta de experimentar cervejas diferentes do que acompanhá-las com algum petisco. Assim como diferentes tipos de vinho pedem diferentes pratos, as cervejas também podem ser harmonizadas com o petisco ou mesmo pratos.


Porém é difícil afirmar com convicção, tal cerveja é ideal para tal prato, pois cada pessoa tem percepções diferentes e suas preferências.

A forma mais simples de fazer uma combinação entre comida e cerveja é a harmonização por semelhança. Um cerveja leve com uma comida leve ou uma cerveja forte e encorpada com uma comida mais gordurosa ou pesada.

A harmonização por contraste é quando conseguimos valorizar tanto a cerveja quanto o prato, a partir de diferenças. Esta harmonização não é trivial, e pode variar mais de acordo com o gosto de cada pessoa.

Finalmente a harmonização por corte, quando uma característica da cerveja anula uma característica muito marcante do prato. Como exemplo uma cerveja bem carbonatada ou mais amarga poderia ajudar a anular o excesso de gordura de alguma comida. Outra idéia para harmonização por corte seria uma cerveja leve e refrescante com uma comida apimentada.

Um comentário: